Por que "creio em Deus Pai, filho e Espírito Santo"?



            Essa fé que professamos corresponde, em linguagem verbal, ao sinal da cruz. Em nosso Batismo recebemos esse sinal como símbolo da nossa pertença cristã. A partir daí os nossos pensamentos e sentimentos devem se voltar para Cristo.  Contudo, não podemos entender quem é Jesus se não pela sua estreita ligação com Javé, a quem deu o título de Pai, e também pela sua motivação inspiradora fruto do Espírito que o conduzia e impulsionava. Esta é a herança deixada para nós, após a sua morte e ressurreição, a nossa fé estabelecida a partir dessa trindade santa: Pai – Filho – Espírito Santo.



          Podemos compreender, também, a Trindade como princípio do projeto de Salvação do homem, bem como, podemos conferir nesse organograma que eu elaborei para ministrar uma aula sobre Trindade para o 9º ano do Colégio Everest do Itanhangá, observando a Trindade não, apenas, como uma característica representativa das pessoas de Deus, mas, também, como um processo de salvação, um desejo de Deus de que estejamos em Cristo, para que todos sejamos um em Deus (Jo 17).  Assim, crer no Pai, no Filho e no Espírito Santo, nos remete diretamente à certeza da Salvação que há em Cristo.
            À luz dos textos bíblicos e da Tradição que fundamentam a nossa fé, devemos fazer, em nossa passagem pelo mundo, a experiência de vida cristã legada pelos que nos precederam ao longo da História da Salvação. Quando nós, movidos pela ação do Espírito Santo, reconhecemos Deus como Pai que nos criou, Jesus Cristo como o Filho que nos salvou e o Espírito que nos santificou, vislumbramos a intervenção trinitária do Deus que se revela permanente e cotidianamente em nossa vida para dar sentido a ela. Só assim podemos agir como é de Sua essência e vontade: com amor comunitário e solidário.

Paulo exorta os coríntios a permanecerem nessa concórdia para que a unidade seja plena, superando as divergências e as rivalidades através da força do Espírito (cf.1 Cor 1, 10). A imagem do “Templo do Espírito” integra as outras duas, pois é o Espírito que age nos batizados para que – juntos - possam formar o Corpo de Cristo. O corpo dos cristãos é a morada do Espírito Santo (cf. 1 Cor 3, 16-17) que intercede por todos, irradiando-lhes o amor do Pai e infundindo-lhes os diversos dons da graça de Deus para que sejam postos a serviço do irmão (cf. 1 Cor 12, 4-11), e este serviço-amor é o caminho para a nossa humanização, ou seja, a nossa Salvação.


Por Daniel G. Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário